sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Uma oportunidade de desenvolvimento...

O Turismo Sustentável, ou Ecoturismo, atrai cada vez mais pessoas em todo o planeta e é considerado um ramo turístico em crescimento.

A procura de viagens internacionais de turismo de natureza representa 22 milhões de viagens, com uma ou mais noites de duração, i.e., 9% do total de viagens de lazer realizadas pelos europeus. As tendências apontam para um crescimento nos próximos anos de 7% / ano (dados do Turismo de Portugal).
Este tipo de turismo, caracteriza-se pelo respeito para com o meio natural e cultural do lugar visitado e é um óptimo meio de promoção das regiões e das suas áreas naturais, bem como um meio de trazer benefícios para as respectivas comunidades.

Através do projecto LIFE Laurissilva Sustentável, SPEA, o Governo Regional e as Câmaras Municipais, procuram implementar pela primeira vez na Região a Carta Europeia de Turismo Sustentável.

A Carta Europeia de Turismo Sustentável (CETS) é uma ferramenta, a nível europeu, para a organização do turismo em áreas protegidas e a sua integração com o objectivo prioritário das mesmas, a conservação de biodiversidade. Ao mesmo tempo, a CETS é uma oportunidade de divulgação internacional destas áreas protegidas e dos concelhos que as abrangem não só a nível europeu mas também internacional.
O processo de implantação da CETS, incluí também a criação da Marca Priolo. Esta marca já registada pela Secretaria Regional de Ambiente e do Mar, oferece às empresas turísticas e de artesanato, que a ela adiram, a oportunidade de ficarem associadas aos valores naturais das Áreas Protegidas, existentes nestes dois concelhos, em que o Priolo é provavelmente o elemento mais simbólico.

Em breve colocaremos mais informação sobre o processo que irá a decorrer para a implantação da CETS nas Terras do Priolo...